Para não ter medo do método

April 25, 2018    reflexão ciência método científico

Se você está na faculdade, talvez já tenha ficado perdido ao ver seções de artigos chamadas “método”, ou disciplinas chamadas “metodologia científica”. Ou talvez você tenha se formado (!), como eu, sem ter entendido direito a essência desses nomes.

Bom, como eu segui o caminho da pós-graduação, eventualmente acabei entendendo, através de um caminho “mais difícil”, que foi a exposição repetida.

Então, vamos desmistificar tudo isso, com definições e exemplos.

Método

A palavra vem do Latim, methodus, e significa “caminho ou a via para a realização de algo”. Eu particularmente gosto de dizer que método é “o jeito de fazer as coisas”.

Por exemplo, imagine um pintor com uma parede de 10 metros de altura à frente. Dois métodos possíveis seriam:

  1. Pegar um cabo maior para seu rolo de pintar
  2. Usar um andaime

Assim, poderíamos dizer que o pintor pode usar o método 1, ou o método 2.

Da mesma forma, se você estiver realizando uma pesquisa, provavelmente existirão vários “jeitos de fazer as coisas” à sua escolha.

Metodologia

Trata-se de uma palavra composta, onde “logia” vem do Grego e significa “o estudo de”. Portanto Metodologia é “o estudo dos jeitos de fazer as coisas”.

Retomando o exemplo anterior, o pintor poderia estudar os dois métodos apresentados, e verificar qual é melhor, e em quais circunstâncias. Por exemplo, nosso amigo poderia concluir que o método 1 é mais barato e rápido, porém tem menos precisão, enquanto que o método 2 requer mais infraestrutura e é mais caro, porém oferece maior precisão.

Assim, durante a sua pesquisa ou trabalho, a metodologia irá te ajudar a compreender melhor “os jeitos de fazer as coisas”, para que possa selecionar o mais adequado.

Ciência

Antes de ligar os pontos, vamos primeiro esclarecer o que é Ciência. A palavra vem do latim, scientia, e significa apenas “conhecimento”. Como na frase: “ter ciência de”.

Trazendo para o nosso uso mais especializado, como na frase “a Ciência diz que ovo faz mal” (intencionalmente controlverso), a palavra “Ciência” significa:

  1. Um sistema para obtenção de conhecimento usando o método científico
  2. Um conjunto organizado de conhecimento obtido usando tal sistema

Sim, são duas definições, e elas não são alternativas, mas sim complementares.

Método Científico

Agora está ficando fácil. Trata-se do “jeito de fazer ciência”. Outra definição válida é: “um jeito sistematizado de se obter e agregar conhecimento”.

Um filósofo que agregou muito na sistematização do método científico foi René Descartes. Ele o define em 4 etapas: duvidar, dividir, construir, e revisar. Caso queira saber mais, eu escrevi um pouco sobre o assunto nest post.

O método científico vem sendo refinado ao longo dos séculos. Assim, dentre as principais etapas do método científico moderno, podemos citar: observação, formulação de hipótese, formulação de uma teoria científica, realização de experimentos e corroboração da teoria. Isso tudo dá assunto para um post inteiro, e talvez eu escreva um no futuro.

Metodologia Científica

Juntando A com B, a Metodologia Científica “estuda os jeitos sistematizados de se obter e agregar conhecimento”.

Numa pesquisa ou trabalho, isso seria equivalente a analisar minuciosamente o(s) método(s) escolhido(s) para resolução do problema de pesquisa.

Concluindo…

Vimos que esses conceitos estão todos interligados, é que é possível falar deles em termos simples. Podemos resumir tudo assim:

  • Método: o jeito de fazer as coisas
  • Metodologia: o estudo dos jeitos de fazer as coisas
  • Ciência: (1) conhecimento, (2) aplicação do método científico para gerar mais conhecimento
  • Método Científico: um jeito sistematizado de se obter e agregar conhecimento
  • Metodologia Científica: o estudo dos jeitos sistematizados de se obter e agregar conhecimento

E aí, aumentou sua ciência dos fatos? Restou alguma dúvida? Deixe um comentário!



comments powered by Disqus